domingo, 31 de maio de 2009

Caligramas

“Ler poesia é ler com o coração”. Digo tantas vezes isto que já não sei se ouvi esta frase em algures, ou se a criei. O importante é que sinto que a fiz sentir.
As crianças começam por sentir prazer por ouvir ler. Só se sentirem este prazer, sentirão vontade de o conseguiem por si próprios, manipulando este sentimento. Ler é descobrir um novo mundo, é entrar nele; é compreendê-lo. Ensinar a compreender poesia é alimentar o gosto pelo ritmo, pelo som, pela sonoridade da língua. Ensinar a ler poesia é ensinar a compreender uma linguagem poética e simbólica, é demonstrar o poder da linguagem, nos seus sentidos literal e figurativo.
Mas nesta sessão fomos para além da capacidade para ler, interpretar, ouvir e dizer poesia. Tivemos oportunidade de brincar de uma forma diferente. Em primeiro lugar, tomamos consciência de que a poesia pode ser musicada. Depois, e foi algo novo para estas crianças, explorámos os valores visuais da poesia a partir da disposição gráfica das palavras, criando poesia visual em forma de caligramas. Foi uma forma de experimentar, para além dos valores sonoros, melódicos e rítmicos, os valores visuais e lúdicos associados à poesia.
Planificação
· Contextualização da tarefa: Objectivo da aula “Poesia para ver, brincar, ouvir e dizer “;
· Antecipar conteúdos com base na imagem da capa: Qual poderá ser o nome deste livro de poemas? Quem poderá ser o/a autor/a?;
· Leitura de poemas por grupos de 3 alunos "O Canto dos bichos", de Luísa Ducla Soares;
· Exercícios de completamento de rima de poemas e comparação com o original: trabalho realizado pelos grupos;
· Trabalho de construção de jogral de cada um dos poemas pelo grupo;
· Recitação em jogral do poema por cada um dos grupos;
· Releitura em coro (professora/alunos) de um dos poemas;
· Exercícios de escuta: audição dos poemas musicados
· Construção de efeitos visuais (poesia visual em forma de caligrama) para cada um dos poemas.


No final fizemos um painel, na entrada da nossa escola, com os trabalhos das turmas do 2º, 3º e 4º anos, envolvidas no PNEP










A professora Filomena Sobreiros - 3º ano

7 comentários:

tatiana disse...

Excelente iniciativa vietinhos!!!!!Tia da Tatiana do 2ºano.

Francisca Borges disse...

professora gostei demasiado do nosso trabalho é muito bonito

Anónimo disse...

Quem me dera que a minha professora
também fizesse um trabalho igual na minha sala. Vou-lhe pedir porque para o ano estou no 3º ano como vocês.
Alexanndra-EB1 de Gualtar-Braga

Filomena Sobreiros disse...

Obrigada a todos. Gostei muito de trabalhar este tema. Os alunos adoraram, estavam motivados e empenhados na tarefa. Todos ficámos a ganhar por descobrirmos esta forma lúdica de trabalhar a poesia. Aconselho a todos os meus colegas.
Filomena Sobreiros

Katy disse...

ola a todos, foi muito divertido trabalhar nos caligramas na nossa turma e na nossa escola.
Beijinhos da katy!

Anónimo disse...

olá eu sou a Xana
vosses já sabem quem eu sou

Anónimo disse...

O nosso blogue é um dos mais giros nao achas