domingo, 31 de maio de 2009

Com algum atraso...

Apesar de terem sido abordados estes conteúdos há algum tempo, gostaria de partilhá-los aqui, por terem sido experiências enriquecedoras de ensino/aprendizagem.



5ªsessão tutorial - Um bom desempenho na leitura e na escrita é um dos principais factores do sucesso escolar. Ler é mais do que decifrar letras, é processar uma mensagem reconhecendo o seu significado preciso. Um ensino explícito e consistente levará a que os alunos se apropriem de estratégias sistematizadas.


Competências a desenvolver
· Exprimir-se de forma confiante, clara e audível, com adequação ao contexto e ao objectivo comunicativo;
· Intervir, oralmente, tendo em conta a adequação progressiva a situações de comunicação;
· Experimentar múltiplas situações que desenvolvam o gosto pela escrita e pela leitura;
· Conhecer vocabulário diversificado;
· Escrever com correcção ortográfica e caligráfica;
· Praticar o aperfeiçoamento de textos escritos;
· Apreender o sentido de um texto com lacunas;
· Praticar jogos de palavras (leitura e escrita);
· Consultar listas de palavras.




6ªsessão tutorial -O grande objectivo desta sessão foi ensinar como usar estratégias de aquisição lexical na leitura e precisão lexical na escrita. As redes semânticas associadas a palavras são actividades que estimulam o estabelecimento de redes semânticas, contribuindo, assim, para o aprofundamento do conhecimento lexical das crianças. Usar mapas semânticos para construir comparações pode auxiliar a compreensão de leitura ou operar como actividade preparatória da escrita.



Planificação
· Contextualização da tarefa: trabalhar a partir da personagem principal do momento da História de Portugal estudada pelos alunos (área de Estudo do Meio)
· Audição de um CD alusivo ao Rei D. Afonso Henriques.
· Actividade 1: Construção de um mapa semântico a partir das palavras - “D. Afonso Henriques”.
O jogo do Sabe Tudo: -Formar equipas; -Cada equipa escreve numa folha palavras relacionadas com D. Afonso Henriques; - Ganha a equipa que consiga escrever mais palavras. O mesmo grupo produzirá um pequeno texto utilizando as palavras do seu mapa semântico. Um elemento de cada grupo lerá o texto aos restantes colegas.
· Actividade 2: A partir das palavras “D. Afonso Henriques”, estabelecer comparações de acordo com as características reconhecidas pelos alunos. Este trabalho será feito colectivamente, no quadro e numa ficha de trabalho preparada para o efeito.









No final, fizemos um belo cartaz!









7ªsessão tutorial - Espera-se que a escola desempenhe um papel relevante na aprendizagem da leitura e escrita. É portanto seu papel ensinar explicitamente a retirar informação contida num texto escrito, aceder ao seu significa
do. Os alunos requerem uma aprendizagem explícita e consciente, aprendendo estratégias específicas para abordar textos.

Objectivos a atingir
·
Desenvolver a expressão oral, expressão escrita, criatividade;
· Desenvolver explicitamente estratégias de compreensão na leitura;
· Desenvolver a auto-monitorização consciente e deliberada, por parte das crianças, na abordagem de um texto;
· Aplicação das estratégias de monitorização da leitura apropriadas pelas crianças na interpretação escrita desse texto.



Planificação
· Contextualização da tarefa: Objectivo “Vamos aprender a ler” - utilização de estratégias para abordar um texto;
· Audição do texto por parte do professor;
· Preenchimento das referências bibliográficas do texto (depois de reconhecido como um trecho da obra já conhecida “O segredo do Rio”);
· Interpretação oral do texto, sempre com o objectivo explícito de uma monitorização consciente por parte das crianças: a. Activação do conhecimento anterior sobre o tema da água; b.Criação de uma imagem mental do que foi lido: percurso do rio, casa do rapaz; c.Adivinhar o significado de palavras desconhecidas através da leitura da frase onde estão inseridas (parreira, copa, densa, cascata…), ou através da família de palavras a que pertencem (serpenteava, arrozais). Se necessário, usar o dicionário; d.Retirar a informação mais importante de cada parágrafo, traduzindo-a em poucas palavras; e.Sublinhar palavras-chave em cada parágrafo, destacando informação; f.Tomar consciência de que há partes do texto (frases ou parágrafos) que deve voltar a ler para perceber melhor.
·Leitura do texto por alguns alunos;
·Interpretação escrita do texto: trabalho individual;
·Transpor a informação contida no texto para desenho.







Professora Filomena Sobreiros

Turma 3ºano

5 comentários:

Sardenta (Francisca) disse...

Gostei muito das fotografias que eram muito bonitinhas.....Gostaram todos??????????

Anónimo disse...

PORQUE NIMGEM AINDA ME RESPONDEU
A MINHA PERGUNTA ................

Beijinhos da ucraniazita! disse...

Professora, gostei muito dos mumentos que passamos a fazer programas,o melhor leitor da semana e especialmente as nossas aventuras que passamos nas maravilhosas visitas.
Foram os meus melhores mumentos na escola.

marlene disse...

foi muito fixe este trabalho

Anónimo disse...

só à nossa turma é que não tiravam fotos..........:(:(:(:(.(triste)
ASS:Elsa Sobral nº7 6ºD E,B23 Caldas das Taipas
(passei 4 anos nessa escola sei o que estou a dizer)