domingo, 26 de abril de 2009

10º aula PNEP "A dimensão textual" - 3º ano

O problema
Todos nós, alunos, conhecemos a dificuldade que, por vezes, sentimos em escrever, em produzir um texto: saber o que escrever, que palavras ou ideias escolher para determinado contexto e a sequência que lhe deveremos dar.

A solução
Foi portanto muito bem vinda a sugestão de desenvolvermos capacidades e de conhecermos novas estratégias (“truques”, como nós lhe chamamos) para que esta exigência se atenue.

A tarefa
De acordo com o tema do nosso Plano Anual de Actividades, "Água, um bem essencial", a proposta da professora foi a de produzirmos um texto sobre esse elemento da Natureza, mas mais abrangente do que todas as pesquisas, leituras e trabalhos do 2º período, que estavam mais direccionadas para a questão da sua preservação. Activámos, assim, outro tipo de conhecimentos que tínhamos acerca deste assunto.

Uma chuva.... de ideias?
Preenchemos uma ficha relativa a uma chuva de ideias, ou seja, palavras que estejam, de alguma forma, relacionadas com o tema, neste caso, da água.
Cada um de nós escreveu na sua ficha cinco palavras, que partilhou com a turma, enriquecendo o trabalho de todos. No final, a professora lembrou-nos de algumas palavras esquecidas, mas foram poucas... Que chuvada....!!!!

Um mapa... de ideias?
Preencher o mapa de ideias na ficha seguinte, foi fácil, porque as palavras estavam todas lá. Apenas tivemos de organizar aquela chuva toda no mapa.




E agora, o texto..
Depois, dois a dois, escrevemos o texto. Foi tão giro. Tínhamos o colega do lado para discutir sobre a melhor forma de escrever, e ainda por cima tínhamos o mapa de ideias para nos orientarmos. Até nos ajudava com os parágrafos e tudo... Já percebemos porque se chama "mapa": é porque nos orienta para onde ir, como um mapa de estradas.
Assim, sim, escrever é canja...
A professora já nos disse que agora vai ser sempre com este esquema: primeiro pensar, depois planificar e só então... começar a redigir.
No dia 16 de Abril, dia da aula, todos acabámos o texto.
Só no dia 18 o voltámos a reler. Quando o fizemos, encontrámos logo algumas palavras que não estavam muito bem. Depois lemos com a professora e reflectimos mais sobre o texto e a forma como o poderíamos melhorar. Finalmente, o lemos à turma.



Por estar bem bonito, aqui vai o texto da Marlene e do Felipe:



A água

A água é essencial aos seres vivos. Serve para beber, cozinhar, para a nossa higiene, para regar, produzir energia, para praticar desportos e é utilizada na indústria. A água apresenta-se na Natureza em três estados. líquido, sólido ou gasoso. Em estado líquido aparece nas nuvens, rios, lagos, lagoas, mares, oceanos e nos lençóis de água subterrâneos. Em estado gasoso, apresenta-se sob a forma de vapor de água. Em estado sólido aparece em gelo, glaciares, icebergs, neve e granizo.
A água pode ser potável ou não potável. A água para se potável tem de ter 3 características: ser inodora, incolor e insípida. A água não potável para se tornar potável deve ser sujeita a técnicas de tratamento nas ETAR’s.
A água é maltratada pelo Homem, é poluída e desperdiçada. Para esses disparates, temos sugestões: não a poluir, poupá-la, consumir apenas a necessária e fazer, como nós, campanhas de sensibilização às populações.

As nossas fichas de trabalho

A turma do 3º ano



1 comentário:

Anónimo disse...

Ainda bem que os alunos estão sensibilizados para temas tão importantes como a Terra/Água. Muitos Parabéns,Professora! Estás a fazer um excelente trabalho.