quarta-feira, 22 de abril de 2009

Aula 10 - Dimensão Textual

Eis que chegou o momento de aprendermos novas estratégias para a escrita de textos. Em primeiro lugar, o nosso professor esteve a fazer um apanhado do que já aprendemos até agora com estas aulas dedicadas ao PNEP. O monólogo passou a diálogo e falámos acerca da importância da escrita e do livro.


De seguida, disse-nos que iríamos fazer uma chuva de ideias sobre a palavra LIVRO e nós registámos as palavras identificadas numa folha com um livro como imagem de fundo (início da fase da planificação).













Depois de algum tempo dedicado a esta tarefa e com o recurso a algumas pistas dadas pelo professor, partilhámos uns com os outros as nossas descobertas. Eis que recebemos mais uma folha com um esquema (mapa semântico) onde colocámos as palavras encontradas segundo os critérios lá apresentados. Com toda a tabela preenchida, já tinhamos um ponto de partida para a redacção do nosso texto (textualização).





E foi isso que se sucedeu.
Em conjunto fomos organizando a
estrutura do texto segundo as questões e ítens do nosso esquema e ele foi crescendo a pouco e pouco com a ajuda de todos. No final, o professor já tinha apagado várias vezes as frases que íamos construindo pois a revisão foi necessária.




Foi assim que ficou o
trabalho final.



A turma do 2ºAno

5 comentários:

Filomena Sobreiros disse...

Que trabalho interessante, 2ºano!
Incrível, o texto que vocês escreveram...!
Quando o trabalho é planificado,tudo fica mais fácil,não é?
Um beijo para vocês...
Prof. Filomena

tatiana disse...

Gostei muito do vosso trabalho. beijinhos da Tatiana do 2ºano

tatiana disse...

E da minha mãe

Anónimo disse...

Muitos Parabéns, Meninos! Ficou um belo texto. Ah! Parabéns ao vosso professor também, que está a fazer um bom trabalho!

Prof.Elsa

tatiana disse...

parabéns gosto muito do vosso trabalho Tia da Tatiana do 2º ano