quinta-feira, 2 de abril de 2009

Aula 9 "A fada Oriana"


Fundamentação:
A obra de Sophia de Mello Breyner, “A fada Oriana” foi contada às crianças como actividade de final de ano nos últimos dois dias do ano lectivo anterior. Este ano, por várias vezes as crianças fizeram alusão a passagens da história no âmbito do tema de Estudo do Meio “À descoberta do ambiente natural, Os seres vivos do ambiente próximo: as plantas e os animais”. Ficou prometido que no final desse bloco voltaríamos a reler a obra, desta vez mais aprofundadamente.
Uma vez que tal aconteceu, uma interpretação oral seguida da escrita de um trecho do inicio da história, poderá desencadear uma outra abordagem. Os conhecimentos prévios das crianças permitir-lhes-ão estabelecer pontes de significado, fazendo que melhor compreendam e com mais facilidade retenham informação. Penso serem neste momento leitores mais fluentes e estratégicos, o que lhes dará outra perspectiva do conto, à qual não acederam no 2º ano.

Identificação da experiência de aprendizagem
· Contextualização da tarefa: Iniciar uma nova abordagem da obra de Sophia de Mello Breyner, “A fada Oriana”;
· Audição de um trecho da história (texto de trabalho);
· Interpretação oral do texto, utilizando estratégias de monitorização da compreensão.
a. Realizar inferências, mobilizando informações textuais implícitas e explícitas e conhecimentos exteriores ao texto. (características das estações do ano, plantas e animais de uma floresta, características da classe dos peixes, imagens simétricas…)
b. Inferir o significado de palavras desconhecidas com base no contexto (mesuras, cismar, searas, safiras,…). Se necessário, usar o dicionário;
c. Extrair conclusões do que foi lido;
d. Identificação emotiva com as personagens (reacção afectiva com a delicadeza do peixe, o deslumbramento da fada…);
e. Identificar as ideias principais do texto: dividi-lo em 3 momentos;
f. Criação de imagens mentais de cada um desses momentos: passeio pela floresta, encontro com o peixe, descoberta da sua própria beleza;
· Reconto do texto por alguns alunos;
· Leitura do texto por alguns alunos;
· Interpretação escrita do texto: trabalho individual;
· Transpor a informação contida num dos momentos do texto para desenho (formar uma banda desenhada do texto).

Reflexão
Penso que nesta aula se notou a evolução que tem vindo a acontecer à turma no que diz respeito à interpretação de textos, desde o início do 2º período.
Nota-se que os alunos aplicam já estratégias de monitorização da leitura e, principalmente, realizam já muitas inferências.
O texto proposto era extenso, mas como o tema e o assunto estavam muito ligados à área de Estudo do Meio, as informações e conhecimentos anteriores ao texto foram imensamente mobilizados e as crianças mostraram ser conhecedoras dessas matérias.
As personagens, o local da acção, as ideias principais e os três momentos do texto foram muito bem identificados pelas crianças. Por vezes foi-lhes difícil basearem-se apenas na informação que aquele texto lhes facultava, pois já conheciam a obra (que apesar de ter sido contada no ano anterior e sem uma interpretação aprofundada, estava muito viva na memória de todos).
O texto apresentado foi composto tomando em atenção todas as formas de operacionalizar as estratégias por parte dos alunos.
Na interpretação escrita houve apenas alguma dificuldade em justificar as opiniões que tiveram que tomar (questão nº12.1) acerca do comportamento da fada Oriana e do seu carácter (questão nº12). Ainda lhes é difícil definir certos comportamentos, pois todos são pautados pelos seus pontos de vista (ser vaidosa é andar com roupas muito bonitas; ser convencida é gabar-se em frente aos outros e não lhes ligar; ser simpática é ser boazinha; ser bem educada é não bater, nem dizer palavrões…). Quando as crianças vieram corrigir o seu trabalho individualmente (o que só aconteceu no dia seguinte), depois de eu perceber a dificuldade que eles tinham em sair das suas vivências de amizades de escolas e comportamentos respectivos, tivemos que fazer uma nova abordagem desse aspecto e muitas respostas foram depois reformuladas (trabalho individual). O resultado final foi satisfatório.
















SANDE S. CLEMENTE

SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO BLOGUE!

Eu blogo
Tu blogas
Ele bloga...

Certamente que poderemos conjugar esta nova acção que, cada vez mais, se torna um hábito comum na sociedade de informação em que vivemos.

Queremos criar com este blogue um espaço para evidenciar os trabalhos que desenvolvemos com os nossos alunos, sejam eles do JI ou do 1º Ciclo.

Queremos, acima de tudo, que eles próprios os comentem, assim como, os seus pais e familiares.

A todos vós que nos visitam, façam como nós, .... BLOGUEM!