domingo, 26 de abril de 2009

Os nossos trabalhos - 3º ano

Dia da Terra


22 de Abril


A Terra é o nosso planeta
Gostamos de aqui estar

E tal como uma floresta
Temos que a preservar
A nossa turma vai pensar
Numa forma de ajudar
Se queremos preservar
Muito temos que trabalhar

Vamos todos reunir
Para asneiras prevenir
E todos a sorrir
Havemos de conseguir
Trabalho colectivo


"A escola ideal"


Para concorrermos aos "Jogos florais", com o tema "A escola ideal", a professora propôs-nos fazer um texto. Para isso até andámos a ver a escola outra vez, mas com outros olhos...
Então, fizemos uma chuva de ideias.
Depois, um mapa de ideias, onde planeámos cuidadosamente os assuntos que queríamos abordar: a identificação e a localização da escola na introdução, os mudanças que gostaríamos de poder fazer no exterior e no interior e a reflexão sobre os nossos comportamentos, que também necessitavam de mudar.
E pronto, o texto ficou assim:


A escola ideal
A nossa escola chama-se EB1/JI de Vieite e fica situada na freguesia de S. Clemente de Sande. É uma das escolas do Agrupamento Vertical de escolas das Taipas. É uma escola bonita e bem localizada. A rua da escola, Domingos da Silva, é uma rua sossegada, com pouco movimento.
Embora nós gostemos muito dela, sabemos que a devíamos estimar mais. Nós próprios devíamos preservar o que já temos e não estragar, como muitos meninos fazem.
Talvez se nós tivéssemos mais jardins para cuidar, hortas para cultivar hortaliças para a nossa sopa, e um pequeno pomar com frutas para o lanche… todos se sentissem mais motivados para cuidar da nossa escola.
O exterior ficaria completo com ecopontos, mesas e cadeiras para ler, jogar e lanchar, um parque infantil, um coberto para ter Educação Física no Inverno, uma mesa de matraquilhos e grades maiores para ninguém cá entrar aos fins-de-semana.
Quanto ao interior, apenas gostaríamos que houvesse uma biblioteca repleta de livros, filmes e jogos, para onde pudéssemos ir nos tempos livres e nos dias frios e chuvosos. Requisitaríamos mais e variados livros para ler em casa e para usarmos na sala.
Numa escola ideal, precisávamos de outra funcionária, porque a Margarida de tarde não está cá e quando está, tem muito trabalho. Com mais tempo, ela podia brincar mais connosco.
Na nossa escola não há nenhum aluno deficiente, mas nós sabemos que ela não está preparada para receber um. Já experimentámos estar numa sala de aulas, ir à casa de banho e ir para o recreio numa cadeira de rodas, e não conseguimos. Por isso achamos que qualquer escola, para ser uma escola exemplar, deveria estar pronta para qualquer pessoa.
Uma escola ideal deveria ter alunos, professores e funcionários ideais e nós não o somos. Mas todos os dias, todos nós tentamos mais e melhor. Só por isso, já estamos todos de parabéns na escola que temos!

Texto colaborativo produzido pela turma do 3ºano

4 comentários:

tatiana disse...

Cada vez gosto mais dos vossos trabalhos

tatiana disse...

muitos beijinhos para todos

carla disse...

foi a primeira ves que vi ta muito porreiro comtinuem assim

sara 3º ano disse...

ta muito fixe